Educação básica
Escolas de todo o país começam a selecionar textos para a Olimpíada de Língua Portuguesa
Em todo o território nacional, 46.902 escolas públicas com
turmas do quinto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino
médio cumprem, até o próximo dia 15, uma agenda comum com foco na língua
portuguesa. Está em pauta a seleção dos melhores poemas, memórias
literárias, crônicas e artigos de opinião escritos por 5,1 milhões de
alunos que participam da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o
Futuro, edição 2014. O tema em todos os gêneros literários é O lugar
onde vivo.
A seleção das obras é realizada por uma equipe da escola e constitui a
primeira de quatro etapas da olimpíada. Dados do Centro de Estudos e
Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), entidade que
coordena o concurso, mostram que o evento envolve 170 mil professores
de língua portuguesa de 46.902 escolas das 27 unidades da Federação. Dos
5.565 municípios, 5.014 aderiram, o que representa 90,1% do total.
O portal da olimpíada registra que, em 12 estados, 100% dos
municípios aderiram. No Nordeste – Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio
Grande do Norte e Ceará; no Norte – Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima,
Amapá; no Sudeste – Rio de Janeiro e Espírito Santo, e no Centro-Oeste –
o Distrito Federal.
Segundo a coordenadora da olimpíada, Sônia Madi, é a participação dos
professores de língua portuguesa que determina a quantidade de alunos
que vai se envolver com a criação de textos. “Os professores têm desejo
de orientação e a olimpíada os ajuda no cotidiano da sala de aula.” Ela
lembra que, nos anos ímpares, os educadores participam de formação e nos
anos pares, do concurso.
Sônia Madi lembra ao diretor da escola que é importante criar a
comissão julgadora, que tem as atribuições de ler, julgar e selecionar o
melhor trabalho por categoria. O prazo é 15 de agosto. Os textos
selecionados, que devem ser digitados em campo próprio no portal da
olimpíada, seguem para a segunda fase, que é no âmbito do município; a
terceira etapa é estadual e a quarta regional.
Estudantes do quinto e sexto ano do ensino fundamental escrevem
poemas; sétimo e oitavo anos, memórias literárias; nono ano do ensino
fundamental e primeiro do ensino médio, crônicas, e segundo e terceiro
ano do ensino médio, artigo de opinião.
Gêneros – A fase regional da Olimpíada de Língua
Portuguesa é um encontro entre melhores autores e seus professores por
gêneros literários. Cada gênero terá 125 alunos, 125 professores e a
equipe que vai trabalhar com eles. As reuniões por categoria serão
realizadas em São Paulo, Recife, Porto Alegre e Campo Grande, no período
de 28 de outubro a 20 de novembro. Nesses encontros são escolhidos os
20 textos finalistas, sendo cinco por categoria. A reunião nacional será
de 24 a 28 de novembro.
A premiação será em 1º de dezembro, em Brasília. Os 20 estudantes e seus professores receberão os seguintes prêmios: medalha, um notebook e uma impressora. As escolas a que pertencem ganham 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.
A premiação será em 1º de dezembro, em Brasília. Os 20 estudantes e seus professores receberão os seguintes prêmios: medalha, um notebook e uma impressora. As escolas a que pertencem ganham 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.
Trajetória – A Olimpíada de Língua Portuguesa
Escrevendo o Futuro teve origem no programa Escrevendo o Futuro,
desenvolvido pela Fundação Itaú Social, de 2002 a 2006, em edições
bianuais. Em 2008 tornou-se política pública de educação e passou a ser
olimpíada, sob a coordenação do MEC, desenvolvida em parceria com o
Cenpec e o Itaú Social. Desde o primeiro evento, em 2002, segundo o
Cenpec, oito mil professores participaram de todas as edições.
Ionice LorenzoniAcesse o portal da Olimpíada de Língua Portuguesa
Palavras-chave: educação básica, Olimpíada, Língua Portuguesa
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