quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Projeto Voto Consciente / Professoras Ligiane Noronha e Luciete Moreira



Escola E.M.E.F. Maria da Glória Rodrigues Paixão
Diretora - Ana Cristina de Araújo
Projeto eleitoral interdisciplinar nas turmas dos 8° e 9° anos
Idealizadores: Ligiane Noronha (Geografia) e Luciete Moreira (História)
Projeto Voto Consciente
Justificativa
Muitos dos alunos do Ensino Fundamental 8° e 9° anos, estarão votando pela primeira 
vez, em 2018. A preocupação com a venda do voto, corrupção, escolhas dos candidatos,
 a ideologia partidária, os partidos brasileiros existentes atualmente, as fraudes e corrupções
 na política e demais irregularidades, são temas importantes que devem ser discutidos em
 sala de aula no intuito de conscientização dos jovens eleitores quanto a importância do voto
 e de sua participação no processo eleitoral, decidindo assim o futuro da sua região e do país.
 Nesse âmbito político, as disciplinas da área de  Ciências Humanas se propuseram a 
desenvolver ações com o intuito de conscientizar e orientar os alunos, visando o 
compromisso com a democracia e a efetivação dos direitos do cidadão, levando-os a 
perceber a importância de sua participação na escolha dos representantes que irão fazer e 
executar as leis, administrar e decidir onde serão empregados os impostos, além de 
incentivar para o conhecimento dos candidatos e de suas propostas, pois o voto deve ser 
valorizado e a eleição deve ocorrer de forma consciente e com liberdade.
Objetivos Gerais
Estimular os jovens de 14 a 17 anos a exercerem o seu direito de votar de forma consciente
 para contribuindo assim para o desenvolvimento de seu pais.
• Identificar e analisar os limites e as possibilidades das ações políticas no contexto da atual 
realidade a fim de conscientizar os novos eleitores a repensar o seu voto e quais 
consequências um voto mal dado pode trazer para sua vida.  • Conhecer os impactos,
 impasses e desafios enfrentados pelos sistemas e respectivas instituições no contexto de 
implementação e interferências das políticas públicas regionais e locais realizadas a partir do
 processo de interlocução entre a noção de políticas públicas e da sociedade atual.
• Identificar e analisar definições de conceitos de política, sociedade, forma de governo,
 idealismo de partidos.
• Conceituar e exemplificar políticas públicas sociais.
• Identificar e analisar as diferenças conceituais entre governo, saúde, educação, habitação,
 previdência, entre outras.
Objetivos Específicos
Conscientizar os jovens eleitores quanto a importância do voto refletido e da participação no
 processo eleitoral, decidindo assim o futuro da sua região e do país.
Permitir que o jovem amplie seus conhecimentos sobre o universo político despertando o 
interesse pelas causas da comunidade e sociedade.
• Conhecer as ideologias partidárias e suas representações na sociedade.
• Conhecer os atuais partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral.
• Conhecer as diferentes formas de governo existentes e que estas podem sofrer mudanças
 mediante práticas eleitorais exercidas pela sociedade ou  governantes.
• Identificar na política brasileira diferentes práticas de desvio de dinheiro público (corrupção,
 lavagem de dinheiro público, sonegação de impostos etc). ilícitas executadas por políticos 
brasileiros que atingem toda a nação.   
•Compreender que no âmbito da política o interesse coletivo deve ser sempre mais importante
 que o individual.
Possibilitar às novas gerações uma formação cívica voltada ao fortalecimento do Estado 
Democrático de Direito, fomentando a
• Conhecer e analisar linhas de políticas compensatórias e preventivas.
Desenvolvimento
As atividades devem iniciar no mês de agosto de 2018 e finalizar no mês de outubro.  
No mês de setembro do corrente ano, os alunos deverão participar de uma Cessão na
 Câmara de Vereadores de Jacundá para compreender como acontece uma sessão
 parlamentar onde o representante político da sociedade (vereador), estará executando o 
voto, tomando decisões em prol de toda a sociedade jacundaense. Após a finalização desta, 
os vereadores podem  explicaram sobre o funcionamento da mesma, função dos vereadores,
 tramitação dos projetos, forma do cidadão acompanhar o andamento destes, as limitações
 dos vereadores e a legislação que subsidia suas ações. As disciplinas de Geografia, História,
 Português, Artes e demais disciplinas afins, farão as abordagens importantes e relevantes às
 discussões de acordo o conteúdo elencado em cada disciplina.
Haverá campanhas eleitorais dentro da escola. Execução e cumprimento de propostas
 eleitorais feitas pelos partidos. Criação e apresentação de vídeo de campanhas eleitoral 
destinado ao horário político eleitoral. (Nome do candidato, proposta política, partido, número)
Em outubro serão realizadas eleições fictícias. O partido que apresentou e executou a melhor
 proposta para a comunidade escolar, e for eleito com o maior número de votos ganhará as 
eleições.
Ao se unirem para promover uma ação em benefício dos demais estudantes, os alunos dos
 partidos criados devem demonstram que mais importante que vencer a eleição é promover 
o bem-estar de todos.
Os partidos envolvidos devem cumprir suas promessas de campanha, antes mesmo da 
eleição nas escolas, que acontecerá no mês de outubro.
É importante que cada partido tenha o acompanhamento e as orientações de um ou mais 
professores, a fim de ajudar o partido na execução de suas ações e ganhar as eleições.
Sugestões de Partidos:
Partido da Educação e do Meio Ambiente (PEMA) – defende ação sustentável e deve
 mobilizar a comunidade escolar, com um baixo assinado requerendo perante o órgão público
 competente, o espaço de pesquisa da reserva ambiental  de iniciativa do Sr Gilberto 
Machado, que poderá servir para pesquisas e estudos da fauna amazônica. Devem incentivar
 a comunidade em relação a importância do reflorestamento, através de pesquisas e doações
 de mudas, sementes etc.
Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS) - combate à gravidez e ao uso de drogas na 
adolescência. O partido do Direito à Vida e a Saúde, deve focar o discurso  no assunto da
 gravidez na adolescência e o uso de drogas e bebidas alcoólicas, o feminicídio e homicídio.
 Devem prometer e trazer palestrantes para falar sobre o assunto e conscientizar os 
estudantes. Incentivar os alunos a fazerem atividades físicas com orientações palestras 
sobre tipos de exercícios, alimentação etc.
Ética e Cidadania (PEC) -  Discursos relativos a cumprimentos de regras de respeito, ética
 e cidadania tanto dentro da escola como fora dela. Criar proposta, em consenso com a 
direção, autorização para os alunos usarem o uniforme durante 4 dias da semana ficando a 
sexta-feira livre para virem sem uniformes, porém, com roupas dentro dos padrões permitidos
 e decididos em reunião. Os alunos devem fazer uso da ética e do bom senso deles, para vir 
uniformizado em todos os 4 dias, e um dia ficando livre do uniforme.
- Partido do Respeito às Diversidades (PRD) - proposta do partido e elencar discussões 
junto a comunidade escolar a respeito da valorização e respeito da diversidade étnica e 
cultural, inclusão do deficiente físico, motora e intelectual ,visando o respeito e aceitação 
na nossa sociedade, assim como também temos que respeitá-los" As abordagens podem
 ser realizadas através de vídeos e filmes, cartazes, frases, oficinas relacionada a cultura 
africana, palestras, caminhada da inclusão etc.  
Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL) -  para promoveram a integração entre os
 alunos, o partido PCEL propõe a prática de esportes interclasse: vôlei, queimada e futebol 
no mês de outubro. Organizar uma caminhada ou ciclismo, explorando  a natureza em torno 
da cidade.
Disciplinas e conteúdos
- Língua Portuguesa e Literatura
Apresentar vídeos da Campanha do TRE sobre as “Eleições  – A vitória da democracia”,
 bem como a cartilha da campanha que explicava sobre as irregularidades , as mudanças na
 campanha eleitoral, a obrigatoriedade da transparência dos gastos de campanha, a forma de
 votação, direitos e deveres dos cidadãos. Em seguida, apresentar quatro (04) textos de 
diferentes formas (linguagem verbal e não verbal), como subsídio para produção de um texto 
dissertativo-argumentativo sobre “A importância do voto consciente para a sociedade
 brasileira”, o que deve gerar grande debate.
- Geografia
Apresentar vídeos sobre a compra e a venda do voto, fraudes, suas consequências e a falta
 de liberdade de expressão, por meio da elaboração de cartazes, produção de textos sobre o 
primeiro voto e histórias em quadrinho abordando: “Como escolher um candidato?Como 
podemos combater a corrupção? De que forma cobrar um candidato que foi eleito?”.
- História
Revisão: Voto na República Velha (Voto de Cabresto)
Ditadura Militar - contexto geral da ditadura militar, suas causas e consequências, por meio
 de vídeos e textos explicativos, referentes às repressões culturais, artísticas e de opinião, 
reportando a importância de poder ter o direito ao voto, ao acesso a informação e a liberdade
 de expressão. Posteriormente, em uma roda de conversa entre os alunos, destacaram-se as
 principais ações deste regime militar enquanto governo, no âmbito político, social, econômico
 e de imprensa.
-Fascismo e Nazismo
AVALIAÇÃO
Através da participação ativa dos alunos nas atividades desenvolvidas e sua atuação na 
política, de forma consciente, com reflexão e com liberdade de expressão e escolha no 
intuito de participação e contribuição para mudanças no seu futuro, da sua família e da sua 
comunidade.

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