SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
E.M.E.F. Mª Da GLÓRIA R. PAIXÃO
ano: 2018
“todos por uma escola leitora”
Mais que uma prática esportiva, uma aula de Meio Ambiente.
Apresentação:
O presente projeto nasceu de a
necessidade levar o aluno a ter uma consciência ambiental, valorizando o seu
espaço de vivência, já que este também é parte do meio ambiente e a práticas esportivas ciclísticas, para o desenvolvimento físico e muscular, como também atividades
de lazer contribuindo para uma qualidade de vida melhor. Assim como, promover o uso da
bicicleta como meio de transporte, por entender que essa forma de
deslocamento é ecologicamente correta, pois proporciona saúde, é limpa, é
rápida e economicamente viável.
Justificativa:
Enquanto
educadores, precisamos estar atentos às dificuldades de nossos alunos e que o
modelo de aprendizagem que embasa as necessidades de nosso tempo não é mais o
modelo tradicional que acredita que o aluno deve receber informações prontas e
ter, como única tarefa, repeti-las na íntegra. A aprendizagem é muito mais
significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de
conhecimento de um aluno e adquire significativa para ele a partir da relação
com seu conhecimento prévio. Sendo assim na sua prática pedagógica, o professor
não pode ser omisso diante dos fatos sócios históricos locais e mundiais, e precisa
entender não apenas de sua disciplina, mais também como de política, ética,
família para que o processo de ensino aprendizagem seja efetivado na sua
plenitude dentro da realidade do aluno.
Ausubel (1982), em sua teoria da aprendizagem defende a valorização dos
conhecimentos prévios dos alunos possibilitando construção de estruturas
mentais por meio da utilização de mapas conceituais que abrem um leque de
possibilidades para descoberta e redescoberta de outros conhecimentos,
viabilizando uma aprendizagem que dê prazer a quem ensina e a quem aprende e
também que tenha eficácia. É importante salientar que é neste vai e vem que
iremos preparar os alunos para o
exercício da cidadania e formando-o em conhecimentos, habilidades, valores,
atitudes, formas de pensar e atuar na sociedade.
Sendo assim, realizaremos uma aula passeio interdisciplinar levando o
educando a vivenciar situações reais de assuntos trabalhados em sala de aula,
despertando a conscientização ambiental e conhecer a nossa cidade; descobrindo
que os conteúdos trabalhados em sala de aula podem ser vivenciados de maneira
mais concreta expandindo assim a escola para além das salas de aula.
Objetivos
gerais da aula passeio:
·
Levar o
educando a vivenciar situações reais de assuntos tratados em sala de aula;
·
Despertar para
a conscientização ambiental;
·
Conhecer a nossa
cidade e as suas riquezas;
·
Analisar que os conteúdos trabalhados em sala
de aula podem ser vivenciados de maneira mais concreta expandindo assim a
escola para além do perímetro das salas de aula;
·
Descobrir que
ao seu redor, em sua cidade existem locais onde esses conhecimentos adquiridos
em salas de aula são integrados ao meio em que eles vivem e não apenas nos
livros e cadernos;
·
Despertar
interesse pela preservação do meio ambiente;
·
Descobrir
maneiras de como participar na conscientização ambiental de nossa cidade;
·
Valorizar
a importância da bicicleta como meio de transporte ecologicamente correto;
·
Realizar o 1º passeio ecológico
(ciclístico) da escola.
Publico Alvo:
·
Alunos do 6º ao 9º ano;
Inscrições:
As inscrições serão feitas
antecipadamente nas escolas.
Metodologia:
Durante
a aula passeio os alunos estarão observando se o meio ambiente tem sido
conservado ou se tem sofrido alterações. Após o evento as turmas deverão
retirar ações que possam contribuir com melhoria do meio ambiente, essas ações têm por
objetivo mobilizar e os órgãos públicos acerca da importância dos cuidados com
o meio ambiente no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida, assim como
a adoção de práticas sustentáveis, totalmente necessária para a preservação dos
recursos naturais.
Programação:
Dia 06/06/2018 – 1º Passeio Ciclístico Ecológico
Concentração: às 7h na EMEF Maria da Gloria Paixão
Culminância :
Organizar ações encaminhar
os órgãos públicos acerca da importância dos cuidados com o Meio Ambiente.
Avaliação do Projeto
O projeto será avaliado pelos alunos, no espaço da sala de aula, cabendo
aos líderes realizarem uma reunião com as suas turmas e escreverem os aspectos
positivos e negativos para melhorar o Projeto, segundo os alunos. Após estas
reuniões por turma, os líderes levarão essas avaliações ao Conselho de Líderes,
para elaborarmos uma Avaliação única dos Alunos que represente com maior amplitude
a opinião dos estudantes. E pelos professores, na HTPC espaço propício para
fazer reunião, a coordenação juntamente com os professores deverão realizar os
ajustes necessários, erros e acertos devem ser apontados e registrados para
servirem de guias para o próximo Projeto.
Bibliografia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário