quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Projeto Cores do Açaí

Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria da Glória Rodrigues Paixão
Diretora: Ana Cristina Negrão
Vice-diretora: Maria Celma
Coordenadoras: Mery Ruth e Lêda
Professora: Elsamar Emerique
Disciplina: Arte
Público Alvo: Turmas de 7º ao 9º ano
Período: 4 meses


II Mostra de Arte Cores do Açaí

JUSTIFICATIVA

A Floresta Amazônica é uma das maiores florestas tropicais do mundo. Cheia de riquezas naturais, sua fauna e flora encantam o nosso olhar. Entre sua vegetação encontra-se o açaí que é um fruto típico da região e que possui inúmeras propriedades benéficas para o nosso organismo, rico em vitaminas e com sabor bem peculiar, além de ser aproveitado muito desse fruto para fins artesanais.
O Projeto Cores do Açaí, visa a valorização da cultura nortista, bem como os costumes paraense através do fazer artístico a partir de experimentos pictóricos colocando em prática dentro do ensino de arte a proposta triangular da pesquisadora em arte, Profª Drª  Ana Mae Barbosa: fazer, apreciar e contextualizarSegundo a proposta, a construção do conhecimento em arte, acontece quando há a interligação entre a experimentação, a codificação e a informação. Propõe que o programa do ensino de arte seja elaborado a partir dessas três ações básicas. Neste sentido, o projeto toma como objeto de estudo/experimento o açaí, objetivando a criação e percepção dos alunos e alunas a partir de suas experiências no processo de ensino/aprendizagem.

OBJETIVO GERAL
            Desenvolver experiências estéticas no processo de ensino, aprendizagem e criação em arte,  tomando como produto principal o extrato do açaí e todos os seus componentes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Reconhecer o açaí como principal objeto nessa experiência;
·         Valorizar os produtos naturais da Amazônia;
·         Incentivar à criatividade;
·         Desenvolver a leitura;
·         Reconhecer o açaí como parte da cultura paraense;
·         Apreciar e analisar produção artística pessoal, respeitando-a como também a dos colegas
·         Estabelecer relações entre o açaí e identidade cultural.
·         Utilizar os elementos visuais no espaço, identificando relações de semelhança e contraste, simetria e assimetria;
·         Promover desenvolvimentos nas habilidades pictóricas.
·         Relacionar os movimentos modernistas com a cultura paraense.
·         Valorizar a memória coletiva;
·         Conhecer elementos da linguagem visual.

CONTEÚDOS

7° ano:
·      Linguagem visual: cores, profundidade, textura, simetria e pintura;
·      Mosaico, abstracionismo, suprematismo e neo-impressionismo;
·      Regionalidade: o açaí, cultura paraense e identidade.
8° ano
·      Linguagem Visual: sobreposição, cores, simetria, textura e pintura;
·      Cubismo, barroco, futurismo, impressionismo;
·      Regionalidade: o açaí, cultura paraense e identidade.
9° ano
·         Linguagem visual: ilusão de profundidade, simetria, cores, desenho e pintura;
·         Memória coletiva, surrealismo, realismo e arte africana (adinkras);
·         Regionalidade: o açaí, cultura paraense e identidade.


METODOLOGIA
            O projeto será desenvolvido nas turmas de 7º ao 9º ano do ensino fundamental da seguinte forma:
·         As turmas ficarão responsáveis para produzir pinturas em telas de acordo com o tema estudado em cada uma delas.
·         7º ano B – Suprematismo
·         7º ano C – Neoimpressionismo
·         7º ano D – Mosaico
·         7º ano E – Notação Musical
·         7º ano F - Abstracionismo
·         8º ano A – Cubismo
·         8º ano B – Impressionismo
·         8º ano C - Barroco
·         8º ano D – Futurismo
·         9º ano A – Arte africana: símbolos adinkras
·         9º ano B – Memória
·         9º ano C – Realismo
·         9º ano D - Surrealismo
·         Leitura e conversa sobre os assuntos em todas as turmas descritas no projeto;
·         Atividades escritas
·         Esboços de ideias para a composição da obra coletiva;
·         Apresentação de imagens no projetor relacionadas aos conteúdos;
·         Pesquisa dos temas relacionados;
·         Apresentação de trabalhos.
:
·         Produção:
Os alunos iniciarão com o processo de produção das telas das quais serão desenvolvidos trabalhos de pintura coletiva. Com pano de saco, cola branca e tinta pva, irão impermeabilizar as telas, após esse processo, o pano preparado será fixado nos chassis de madeira com a medida comum de 80x60cm.
Com as telas prontas para receber tinta, os alunos irão pintar as imagens escolhidas e produzidas por eles relacionadas com seus respectivos temas.
Experimentos serão realizados no decorrer do trabalho a partir da mistura de corantes de cores variadas com a polpa e palha do açaí.
Ao término das pinturas nas telas, molduras serão produzidas a partir dos caroços do açaí.
Na culminância, as obras de arte serão julgadas por uma equipe de jurados das quais serão classificadas as 3 melhores em técnica, estética, criatividade e mediação. Os representantes das turmas receberão os troféus e a turma comemorará tomando açaí. 

RECURSOS

Kit multimídia, cola branca, tesoura, tintas de diversas cores, pincéis, papel A4, madeira, pano de saco, gesso, polpa do açaí, caroços do açaí, tecidos coloridos, massa corrida, palha do açaí e material humano.


CRONOGRAMA

MÊS
ATIVIDADE
Abril
Estudo teórico e produção
Maio
Produção
Junho
Produção
Agosto
Produção
Setembro
Culminância

BIBLIOGRAFIA
ROSI. Ensino de Arte – Proposta Triangular. Disponível em https://rhose2010.wordpress.com/ensino-de-artes-proposta-triangular/
SILVA, Jeanne Sandrele Gomes da. IDENTIDADE CULTURAL ATRAVÉS DA COMIDA: UM ESTUDO DO AÇAÍ VOLTADO PARA ATIVIDADE TURÍSTICA NA REGIÃO DE BELÉM DO PARÁ.

Disponível em http://www.sbpcnet.org.br/livro/61ra/resumos/resumos/5556.html




Socializando e comemorando na escola



























Hora do açaí 







Avaliação dos trabalhos e entrega dos troféus para os 3 primeiros colocados na câmara municipal com a presença dos jurados: 
Leila Barbosa, Tharlles, Genilson de Sousa, Pollyana Criastina e Leoeze Nunes Martins











Exposição na Praça Municipal








Alunos pintando





















Palha do açaí no liquidificador


Ideias 






Produção das telas 








Leitura e escrita







Produção das telas




















Ideias para a pintura
  





   



https://drive.google.com/file/d/17EZcFKk9Rvtf1HuGguo2HyZZTcSvfqtC/view?usp=sharing

Nenhum comentário: